Isolante elétrico

A Borracha Isolante Elétrica é um tipo de borracha específica para produção de materiais isolantes. O uso desse tipo de material, mais conhecido como EPI ou EPC é indicado quando há necessidade do eletricista ter contato direto com condutores elétricos.

O material elétrico isolante pode ser moldado para vários tipos de produtos, entre eles os mais conhecidos são:

Lençol isolante elétrico de borracha Manta isolante elétrico de borracha Tapete isolante elétrico de borracha Estrado isolante elétrico de borracha luvas isolante de borracha.

Cuidados na conservação

O armazenamento dos produtos de Borracha Isolante Elétrica deve ser feito em temperaturas que sejam inferiores a 35ºC, mantendo-os distantes da luz solar, umidade excessiva e, especialmente, de faíscas elétricas.

 

Utilização

De modo geral, a Borracha Isolante Elétrica é utilizada para isolar.

Vejamos alguns usos comuns:

Vedações, Sala de elétrica Revestimentos Pisos para a segurança do trabalhador; Parte interna de painéis elétricos Coberturas de circuitos, cabos e componentes energizados;

 

Falaremos um pouco mais sobre esses produtos de EPI abaixo…

 

Atenção:

Quando ocorre fissuras e falhas em dispositivos que isolam a eletricidade seus potenciais podem baixar em muito, apresentando riscos para todos os envolvidos na situação.

Por isso, utilizar ferramentas em alta tensão com uma proteção contra cargas elétricas deficiente, pode ser fatal para seu manipulador.

 

História

Como curiosidade sobre a origem da Borracha Isolante Elétrica, convém mencionar que ela está vinculada ao perigo que a eletricidade apresenta, desde que foi descoberta e se tornou fundamental para a humanidade

Nesse contexto, é fundamental aliar a necessidade da energia à responsabilidade na sua manipulação.

 

Os isolantes elétricos foram criados como proteção aos impactos das descargas elétricas de alta tensão que circulam de um pólo a outro.

Por isolantes denominamos todos os materiais que permitem a condução da eletricidade sem impactar o meio ao redor com descargas elétricas.

 

É a Rigidez Dielétrica que possibilita a condução e mede o valor de um campo elétrico aplicado a um determinado material.

Os primeiros modelos de isolantes elétricos foram produzidos a partir de papéis e uma espécie de cola ou resina que envolviam fiações elétricas.

Mas, esse tipo de isolante não produzia um efeito tão eficaz. Por isso, os casos de incêndio poderiam ocorrer facilmente devido ao contato com descargas elétricas que transmitiam muito calor e provocavam o aquecimento do papel.

 

Dessa maneira, passou a ser necessidade encontrar uma solução que apresentasse uma maior resistência a correntes elétricas, produzindo resultados mais efetivos.

Foi assim que a borracha teve sua tecnologia de produção avançada para alcançar os melhores padrões em termos de isolação elétrica.

 

A NR-10 (Norma Regulamentadora de Segurança em Instalações e Serviços de Eletricidade) determina o uso obrigatório de tapetes isolantes durante a manipulação e instalação de energia elétrica.

Desse modo, esse produto é considerado um EPC (Equipamento de Proteção Coletiva).

 

Características

A Borracha Isolante Elétrica possui Rigidez Dielétrica de cerca de 25.000 V/mm.

Esse produto pode atingir diversas classes de isolação elétrica e ainda ser potencializado com compostos elastômeros específicos.

 

Entre as diversas características da Borracha Isolante Elétrica podemos citar:

Versatilidade, diante da  gama de possibilidades e campos de atuação; Flexibilidade e resistência a deformações e desgastes que podem ser causados por impactos, abrasão, furos e rasgos, Durabilidade, que representa redução de gastos com substituições, reparos e manutenções frequentes, que muitas vezes paralisam as atividades desenvolvidas;

 

Manta Isolante de Silicone

A Manta Isolante Elétrica de Silicone é um material elástico cuja estrutura básica está constituída por uma união do grupamento Si-O, sendo obtido primordialmente a partir da areia de quartzo através de sofisticados processos químicos.

É importante observar se a manta contém a etiqueta de identificação, onde deve constar o nome do fabricante, o número de série e as instruções de  voltagem máxima de uso, seu tipo e sua classe.

 

Na Roma Borrachas, é possível encontrar as seguintes medidas: largura de 600 mm, 800 mm, 900 mm e 1000 mm, com comprimento respectivo de 800 mm, 1000 mm, 2100 mm e até 10000 mm. Para a classe 00, a espessura varia entre 0,6 mm e 1,0 mm, enquanto que, para a classe 0, varia entre 1,6 mm e 2,2 mm.

 

Características

Entre as principais características da Manta Isolante de Silicone, podemos citar:

Boa resistência à ampla faixa de temperatura, intempéries e ozônio;

  • Transparência;
  • Maleabilidade;
  • Praticidade de uso.

 

Utilização

A Manta Isolante Elétrica de Silicone é utilizada em:

Isolamento de painéis; Cabos; Chaves; Disjuntores; Fusíveis; Cubículos energizados.

Além disso, a Borracha Isolante Elétrica também pode ser confeccionada na fabricação dos seguintes produtos:

Luvas, botas, máscaras, entre outros...

 

Estrado Isolante de Borracha

O Estrado Isolante Elétrico de Borracha é um piso de segurança utilizado como proteção do trabalhador contra descargas elétricas em áreas alto risco.

O uso do Estrado de borracha é determinado pela NR-10 (Norma Regulamentadora de Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade) como obrigatório.

 

Características

A característica mais relevante do Estrado Isolante Elétrico de Borracha é resistência à descargas de alta voltagem.

Além disso, ele também é caracterizado pelas seguintes propriedades:

Antiderrapante, evitando assim possíveis escorregões e quedas; Resistência Durabilidade; Impermeabilidade, que contribui para a prevenção de acidentes;

 

Utilização

O Estrado Isolante de Borracha é utilizado para garantir a segurança ao trabalhador durante os trabalhos com eletricidade.

Vejamos os ambiente em que ele é mais utilizado:

Cabine primária; Cabine secundária; Subestação ; CCM (Centro de Controle de Motores).

 

Tapete Isolante de Borracha

O Tapete Isolante Elétrico de Borracha é um produto desenvolvido com composto de borracha específico para isolamento elétrico, conforme Norma ASTM, D178.

As outras variações de nome para esse produto são: Manta Isolante de Borracha ou Lençol Isolante de Borracha.

Na prática, ele é uma espécie de piso de segurança que garante a proteção efetiva em áreas que possuem os riscos de descargas elétricas, sejam elas de baixa média ou alta tensão.

 

De acordo com a NR-10 (Norma Regulamentadora de Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade), o tapete de borracha isolante elétrico é um ítem de uso obrigatório em locais onde há área de risco de haver uma descarga elétrica.

A obrigatoriedade se deve ao fato dele ser empregado como um EPC (Equipamento de Proteção Coletiva).

 

Características

As características mais comuns do Tapete Isolante Elétrico de Borracha são:

Alta flexibilidade; Poder de absorção da descarga elétrica.

 

Utilização

A principal função do Tapete Isolante Elétrico de Borracha é aumentar a segurança e a proteção dos trabalhadores e eletricistas contra choques elétricos.

De modo geral, podemos citar como exemplos de usos comum:

Cabines elétricas; Subestações elétricas; Frente de painéis elétricos;

 

Manga Isolante de Borracha

A Manga Isolante Elétrica de Borracha é um produto que protege os braços e antebraços de quem atua no setor elétrico como é o caso do eletricista.

Esse produto é fabricado com composto elastomérico de alta qualidade e atendem as Normas ASTM D1051/ NBR 10623.

 

A Roma Borracha produz mangas isolantes com características técnicas específicas atendendo as mais variadas necessidades industriais.

Para atender a demanda do mercado, possuímos um estoque para pronta-entrega.

 

Características

A Manga Isolante Elétrica de Borracha é comercializada nos tamanhos médio e grande.

Além disso, ela possui alças e botões para melhor fixação ao corpo.

Entre as características da Manga, podemos citar a resistência ao ozônio do tipo II.

 

Luva Isolante de Borracha

A Luva Isolante Elétrica de Borracha é um equipamento de proteção individual fabricada a partir de borracha natural, sintética ou a combinação de ambas.

 

A Roma Borrachas conta com fabricação personalizada e estoque para pronta-entrega.

Nossos produtos atendem às diversas demandas da indústria e possui reconhecimento no mercado.

 

Utilização

A principal função da Luva Isolante Elétrica de Borracha  é proteger a mão, o punho e a parte do antebraço do usuário, permitindo completa independência de movimento dos dedos.

 

Armazenamento

Para manter a qualidade, a Luva Isolante de Borracha deve ser armazenada nas seguintes condições:

Mantenha embalagem plástica, dentro de caixa de papelão; Evite dobrar, enrugar, comprimir ou submetê-la à situações de alongamentos ou compressão; Deixe em locais livres de ozônio, produtos químicos, óleos e solventes, vapores, fumos descargas elétricas. Mantenha fora do alcance de qualquer fonte de calor.

 

Cuidados

Todas as luvas devem ser marcadas clara e permanentemente no dorso do punho, dentro da faixa de 50mm a contar da orla.

Por ser um equipamento de segurança individual, as luvas devem passar por inspeção diárias.

Ao inspecionar o equipamento, o usuário deve ficar atento aos seguintes itens:

Superfície interna e externa, para evitar defeitos e possíveis contaminações; Possíveis perfurações; cortes, furos, queimaduras, inchamentos, desgastes.

Produtos Relacionados